Imagem capa - Memórias bonitas são memórias impressas! Porque é importante fazer álbuns fotográficos por Lia
ÁlbunsHappy | FamíliaCasamentos

Memórias bonitas são memórias impressas! Porque é importante fazer álbuns fotográficos

Já viram a velocidade a que os dias passam por nós? Sem darmos conta, já é Natal outra vez, já estamos de novo a escolher bikinis para as férias de Verão, já estamos de volta aos portões da escola para deixarmos os nossos filhos. No meio desta vida corrida, uma das coisas que nos assegura as nossas memórias são as fotografias. Sejam as que tiramos com os smartphones, sejam as que nos tiram nas sessões fotográficas que fazemos precisamente para guardar os momentos mais bonitos. O problema é que, entre milhares de arquivos, há muita coisa a que perdemos o rasto.

A solução para isto, além de manter organizados álbuns virtuais, é guardar fotografias impressas. E a melhor maneira de o fazer é num álbum fotográfico. Eis as quatro razões por que acho que um álbum é a forma perfeita de guardar as vossas memórias bonitas.


Um álbum é presente

Fotografias impressas são algo que podemos tocar e observar de perto, estão presentes, estão na mesa, estão penduradas na parede, estão dentro de um álbum. Um álbum está sempre disponível para ser folheado e ajuda-nos a lembrar não só o que aconteceu nesse dia mas como nos sentíamos. Ao passarmos pelas páginas dos nossos álbuns, revivemos os momentos captados, mas também as emoções que estávamos a sentir. E voltamos a senti-las um bocadinho outra vez, tantas vezes quantas quisermos.





Um álbum é segurança

A tecnologia é fantástica, mas não é garantia de segurança para as nossas fotografias. Quem nunca perdeu fotos? A juntar a isto, há o facto de a tecnologia evoluir muito rapidamente. Disquetes (alguém ainda sabe o que isso é?), discos externos, pens e até a nuvem são tecnologias que se tornam obsoletas num ápice. Fotografias impressas num álbum são uma garantia física (um backup da versão digital). E são talvez a única forma de guardar as nossas memórias para os nossos filhos e gerações futuras. Porque hoje em dia, já não conseguimos ver nenhumas das fotografias que guardámos em disquetes, pois não?


Um álbum é qualidade

Olhem para trás: onde estão as nossas fotografias de bebés, do primeiro dia de escola, da vossa infância? Se forem como as minhas, estarão impressas e guardadas naqueles pequenos arquivos de micas que o fotógrafo oferecia, fora de ordem e a ficarem meio amareladas. Também aqui o álbum é uma mais-valia ao oferecer uma maior qualidade: o papel e as tintas são próprios para arquivo de longa duração). Ao mesmo tempo, as vossas memórias ficam organizadas e contam uma história - a história da vossa família. E isto é algo que os vossos filhos vão poder receber e passar aos filhos deles - são talvez a herança mais valiosa que podem ter!




E emoção

Nesta era digital, estamos um pouco esquecidos da sensação de folhear um álbum em família e relembrar momentos, histórias e experiências passadas. Já imaginaram os nossos netos a verem o nosso álbum de casamento, o nosso filho a olhar para o álbum de recém-nascido ou para a sessão de Verão que fizeram em 2020 (o ano da pandemia)? Imaginem as histórias que podem e devem ser partilhadas! Claro que agora isto pode ser feito em frente a um computador, mas quem nos garante que vamos poder continuar a fazê-lo, à medida que a tecnologia evolui? Quem nos garante que os suportes onde agora guardamos as nossas fotografias não são as “disquetes” do futuro? Imprimir fotografias e vê-las no papel é uma experiência completamente diferente de olhar para elas num ecrã. Passar arquivos no computador não se compara à emoção de mostrar as nossas memórias organizadas num álbum que conta uma história.


Os álbuns de fotografias são realmente muito importantes e especiais nas nossas vidas. Cada álbum é único, conta uma história e guarda memórias que gostaríamos de recordar. Os álbuns são uma herança e uma bênção para as nossas famílias e para as futuras gerações. Porque, um dia, também nós seremos apenas uma fotografia numa estante. Ou, se tivermos sorte, num álbum lindo que guarda a maravilhosa história da nossa vida.

  

 

Como são os álbuns?

 

O meu fornecedor de álbuns é a Dreambookspro, um laboratório profissional (e nacional) com mais de 30 anos de experiência no mercado da fotografia industrial. A Dreambookspro oferece uma vasta gama de Álbuns, com variadas personalizações.

 



Dentro dessas personalizações está sempre presente a qualidade e a durabilidade, por isso todos os álbuns são impressos em papel fotográfico com folhas grossas (800gr) e abertura de 180°. Existem variadíssimos formatos, dependendo da linha escolhida. Normalmente eu recomendo o formato quadrado 25X25 para álbuns de sessões ou acima para eventos, no entanto, outros tamanhos são opção para uma escolha mais personalizada.



Como é o processo?

 

Depois de fazermos memórias bonitas na nossa sessão e de todas as fotos editadas é feita a diagramação do álbum (layout). Esta diagramação é feita num estilo “clean” e simples de forma a manter o vosso álbum intemporal.




A escolha das melhores fotos é feita por mim (inicialmente) e pode também ter por base as vossas fotografias preferidas. A intenção é resumir a história da vossa família naquele momento com as fotos da vossa sessão. Este layout é depois enviado para poderem aprovar ou pedir alterações (trocar fotos, acrescentar ou retirar fotos e/ou páginas). Depois do Layout do álbum e do design da capa aprovado o álbum é enviado para impressão.

 

Depois é só aguardar uns dias para receber em casa um álbum, sempre pronto a folhear, cheio de memórias bonitas para uma vida inteira. 

 

 

 

Vamos fazer memórias bonitas?